Fatos sobre as dunas de areia

Duna, monte ou cume de vento soprado areia que se formam em regiões áridas e, ao longo das costas. Dunas são comuns na maioria dos grandes desertos do mundo. Muitas vezes, uma duna que começa a se formar, pois o material é depositado pelo vento como encontrar um arbusto, uma pedra, ou outro obstáculo para impedir seu fluxo.


Dunas que não são estabilizadas pela vegetação têm uma tendência a migrar, impulsionado pelo vento predominante. Esses livres-dunas móveis são de dois tipos principais, transversal e longitudinal, e a forma característica é mantida na migração. Dunas transversais geralmente formulário onde o vento sopra muito constantemente de uma direção através de extensões de areia solta; o de barlavento inclinação é geralmente suave, e o lee lado, onde a areia soprada sobre a crista de busca natural ângulo de repouso, é íngreme.

As dunas

Tais de dunas de cristas têm uma tendência, especialmente com o aumento da distância da fonte da areia, para quebrar em pequenos montes. Uma das mais comuns formas de morros é simétrica, em forma de crescente, transversal duna chamado barkhan; exemplos podem ser encontrados em Pismo Beach, Calif, e perto de Arequipa, Peru. Longitudinal dunas são cristas, sobre a mesma inclinação em ambos os lados, alongada na direção predominante do vento.

Eles são especialmente bem desenvolvido nos desertos Africanos e também são vistos no Arizona e no Imperial Valley, na Califórnia. Costeira blowout dunas, que são aproximadamente em forma de U, com suas extremidades abertas se do lado do vento, formam ao longo da costa onde a cobertura vegetal é localmente quebrado exemplos são as dunas ao longo do oriental e do sul, nas margens do Lago Michigan.


Dunas atingindo uma altura de mais de 500 pés (150 m) existir nas Grandes Dunas de Areia do Parque Nacional e Preservar, Colo.; branco brilhante com dunas de areia de gesso são formados em White Sands National Monument, N. Mex. Dunas de areia pode provocar a destruição como eles migram; na França, na costa do golfo da Biscaia, eles destruíram aldeias e terras de cultivo.

Como ocorre

Em algumas áreas da Europa e Estados Unidos, este perigo tem sido marcada pelo plantio de vegetação e erguer barreiras. Um valor de dunas é a sua absorção de chuva, o que ajuda a elevar o nível do lençol freático e, portanto, produz um oásis em algumas áreas e fornece acessíveis fontes de água, ao invés de através de poços rasos.

Este é um fenômeno raro em Medano Riacho que corre ao longo do lado leste da dunefield. No início do verão, a ampla, rasa Medano Creek é às pico de fluxo (de Maio é o primeiro e o mês de junho é bom) a partir do degelo descendo das Montanhas Sangre de Cristo. Porque todo o riacho fundo é de areia, a água tira muita sulcos na areia e pouca areia barragens são construídas.


Quando o fluxo de água derruba a estas barragens ele cria uma súbita torrente de água. Isso é chamado de supressor de fluxo e "ondas" pode ser de até 18" alto quando o fluxo é maior. Quando estávamos no GSD no final de agosto, toda a neve tinha derretido das montanhas e o riacho foi muito baixa (cerca de 1"). Então, nós não bateu contra surtos de fluxo de temporada.

Comentários

Postagens mais visitadas